quarta-feira, 1 de junho de 2016

Posição Mensal - Mai/16 - R$500.613,00 (+2,84%)

                Post histórico pra mim, na minha primeira atualização no blog já posso divulgar o resultado de anos e anos de paciência e dedicação, que é a chegada à marca de 500k.
                Dados resumidos:

Rentabilidade Mensal: +2,84%
Rentabilidade Anual: +10,33%
Aporte: R$6.300

                Grande rentabilidade mensal, na verdade a segunda melhor entre os 26 meses desde que iniciei meu acompanhamento financeiro mais detalhado, o que já me leva a uma rentabilidade anual de 10,33%, muito boa, considerando que estou fora da Bolsa, mas tenho consciência que esse resultado só está vindo por conta da queda dos juros futuros e que o normal é minha rentabilidade ficar em cerca de 1% ao mês.
                Aporte um pouco mais alto que minha média, fruto de um caminhão de horas extras no mês passado. Importante mencionar aqui que não conto os proventos recebidos de FIIs como rentabilidade, na minha conta entram como dinheiro novo. Para juros de títulos públicos, não conto como aporte, pois os valores são abatidos do meu saldo a receber.
                O dinheiro novo do mês foi, em sua grande maioria, voltado para a compra de NTNB com juros semestrais. Como estou desinvestindo nos FIIs, porém quero manter um fluxo de renda, considerei o Tesouro Direto como o melhor substituto.
                Nesse primeiro gráfico podemos observar como estou bem concentrado em Renda Fixa, aproveitando os juros atuais:


                Já nesse segundo, é legal notar que estou exposto a diferentes indexadores, o que me confere mais proteção em todos os cenários. Juros subindo? Sem problemas, mais de 30% da carteira está indexada ao CDI. Inflação bombando? Quase 32% da carteira está ligada ou a IPCA ou a IGPM. Juros caindo? Aí quem segura a onda são os prefixados:



                Com isso chego a 14,3% da minha meta estipulada de patrimônio!

15 comentários:

  1. Parabéns amigo pela marca histórica!

    Percebi que nossas metas de patrimônio são bemmm semelhantes!!

    Corrigirá a sua pelo ipca ao final do ano também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardião!

      Essa meta é fechada se eu conseguir atingí-la até meus 40 anos. Se eu não tiver atingido até essa idade, pretendo sim corrigir pelo IPCA.

      Excluir
  2. Por enquanto prefiro não revelar a idade exata, mas partindo do que já tenho, estimando um retorno mensal de 0,8% e aportes de 6k corrigidos pela inflação do período, em 10 anos eu teria 3kk, então é uma meta bem factível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deu todas as variáveis para calcular sua idade aproximada. Vamos ver se algum corajoso vai calcular rs

      Excluir
    2. Hahaha, fiz a conta como se eu tivesse 30 anos, mas tenho menos que isso, foi só um exemplo.

      Excluir
  3. Estou logo atrás de você no patrimônio, mas bem atrás no poder de aporte.
    Parabéns pela marca, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF!

      Quando vc começar a aportar em euro, vc vai passar a blogosfera toda tanto em patrimônio quanto no valor dos aportes rsrs

      Abs

      Excluir
  4. Perfeita a análise de diversificação entre os cenários, somente no caso de uma catástrofe que não haveria salvação, mas também ninguém se salvaria.

    Meio milhão as coisas já começam a andar por conta própria, mas continue com a gestão pois o caminho é longo.

    Uma pergunta de um leigo que está começando agora: Cupons do TD semestral não são afetados pela marcação a mercado não ? Digo, podemos “antever” quanto será o valor ?

    Forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende RI, na NTNF, que é prefixada, podemos saber o valor dos cupons antes de recebê-los sim, mas na NTNB não, pois o valor dos cupons está indexado ao IPCA, que não sabemos qual será.
      Mas vc pode fazer alguns cálculos pra tentar prever esse valor no próprio site do Tesouro Direto:

      http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-calculadora

      Abs

      Excluir
    2. Entendi.

      Era mais por conta da variação das tx e do preço do título.
      O meu título x de ontem não tem mais o mesmo valor de hoje. Apesar de ser renda fixa, varia de forma radical.

      Excluir
    3. A marcação a mercado não afeta os cupons. O cálculo é sobre o VNA. O VNA, sim, é afetado pelo IPCA, no caso das NTNB.

      Para saber o VNA:

      http://www.anbima.com.br/vna/vna.asp

      Excluir
  5. Olá TMF!
    Parabéns, é uma bela carteira!

    Por que vc está saindo das FII ?

    Te add no blogroll meu..

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, já li o porquê no arquivo do seu blog... belo argumento.. rs

      Excluir
    2. Já não é mais 100% válido, porque o Jucá foi de ministro a futuro presidiário rs, mas continuo achando que o governo vai buscar novas formas de arrecadação, o que inclui a tributação dos FIIs no médio prazo, então estou saindo antes que isso seja precificado novamente, como foi no dia em que saiu a MP.

      Vou te add também!

      Abs

      Excluir