segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Brasil, o país inimigo da classe média

Indo na onda da atual discussão sobre a reforma da previdência, aproveito para deixar aqui alguns outros pontos que, na minha opinião, deveriam ser revistos com urgência no nosso país:

- A própria previdência - Hoje ela se tornou um modelo nefasto, primeiro funcionando como uma pirâmide financeira, onde os trabalhadores de hoje pagam as aposentadorias dos trabalhadores de gerações anteriores (com a bomba estourando na geração atual).
Segundo, virou um gigantesco programa social. É uma festa completa, com benefício para quem nunca sequer contribuiu para a previdência (benefício assistencial ao idoso), auxílio doença, auxílio maternidade, pensões, aposentadoria por invalidez (olha o Lula aí).
Nada contra esses benefícios, mas duvido alguém me mostrar algum tipo de lógica econômica em se retirar dinheiro da aposentadoria da classe média pra financiar esses benefícios que são sociais, entrando na mesma categoria do Bolsa Família.

- FGTS - Como se não bastasse sermos roubados na questão da previdência, ainda somos obrigados a aderir ao FGTS, que nada mais é do que o governo retendo uma parte do seu salário mensal pra poder financiar o mercado imobiliário.
Veja só, basicamente é mais uma transferência de renda via programa social, com a classe média emprestando dinheiro, contra a sua vontade, a uma taxa que remunera abaixo da taxa da inflação, para a Caixa Econômica poder emprestar dinheiro para programas sociais tipo o Minha Casa Minha Vida, a uma taxa de 2 a 3x maior o que é pago no FGTS.

- Crime e Insegurança Generalizados - Impressionante como o país inteiro está tomado pela insegurança. Praças inteiras tomadas por moradores de rua, flanelinhas extorquindo pessoas em plena luz do dia, bandidos andando em bandos, sem nenhuma preocupação de sofrerem enquadro.
Mesmo por que, e isso é engraçado no nosso país, quando a polícia tenta enquadrar algum bandido, a população vai contra a polícia.
Há diversos relatos disso, como por exemplo segurança tentando expulsar vendedor de vagão do metrô ou de trem e as pessoas indo contra: "Ah, ele não está atrapalhando ninguém". Pois está sim, o metrô é um transporte público, não é uma feira livre, eu não quero ir trabalhar ouvindo um cidadão gritando que está vendendo chiclete.
Sair a noite virou uma roleta russa, com 20% de chance de ser assaltado e 5% de levar um tiro a cada vez que se sai de casa depois das 20h.

- Zeladoria inexistente - Pra quem já foi aos Estados Unidos e viu tudo 100% arrumado, o Brasil é um zoológico a céu aberto. Mato crescendo em todos os cantos, iluminação pública completamente precária, ruas esburacadas e a grande maioria sem faixas, lixo pra todo lado, poluição sonora.

- País mais fechado do mundo - Quer um produto de qualidade a um preço justo? Aqui isso não existe, a regra é cobrar caro por tudo. Dado a inexistência de concorrência externa, a população é obrigada a pagar pelo iPhone mais caro do mundo, pelas roupas da Zara mais caras do mundo, pelo Big Mac mais caro do mundo, pelos carros mais caros do mundo...
E não adianta culparem as empresas. Primeiro temos uma carga tributária absurda, segundo nossa oferta de mão de obra é fraquíssima e terceiro temos o próprio custo Brasil (roubos de carga, subornos, logística: pedágios, falta de ferrovias, trânsito, estradas em péssimas condições).

É o que dizem: o Brasil não é para amadores.

4 comentários:

  1. Esse do INSS é o mais nefasto, Temer com aposentadoria de 30 mil enquanto o teto para os idiotas que mantém essa pirâmide é 5800

    ResponderExcluir
  2. Por estas e outras que vivo fora a ja um bom tempo. mas amo este pais e mesmo longe torço para que as coisas mude, que aja melhorias.

    ResponderExcluir