quinta-feira, 23 de junho de 2016

O êxodo dos brasileiros


            Hoje fiquei sabendo de mais um amigo que está indo tentar a vida fora do país. Aqui na blogosfera temos o exemplo do nosso colega Conhecimento Financeiro, que recentemente abriu que foi para Portugal.
            Esse é o 3º conhecido meu que vai pro exterior, e o que mais me preocupa é que os 3 possuem ensino superior, um deles estava desempregado e os outros 2 muito bem empregados, um deles inclusive, eu estimo que ganhava mais de R$10 mil/mês.
            Ou seja, mão de obra qualificada que está deixando nosso país. Pessoas que mantém as condições para negócios mais complexos prosperarem. E não são apenas empregados não, diversos empresários estão seguindo o mesmo caminho.
            Sugiro que vocês leiam essa reportagem, interessantíssima e de onde peguei o título do post, sobre esse tema:

http://istoe.com.br/433226_O+EXODO+DOS+BRASILEIROS/

            Segundo a reportagem, além da crise que vivemos, outro motivo dessa saída generalizada é a corrupção, que vemos, dia após dia, estar instaurada em todos os níveis da sociedade, prejudicando toda a estrutura do nosso país.
            Além desses 2 motivos, eu enumeraria ainda:
  •   Segurança - aqui nem preciso comentar muita coisa, 25 traficantes invadindo o hospital central de uma cidade que daqui 5 semanas estará recebendo as Olimpíadas basta.

  • Desemprego - atingindo especialmente os mais jovens, que se formam na faculdade sem perspectiva nenhuma de conseguir um trabalho. 

  •  Burocracia e Leis Arcaicas - aqui daria um post próprio. Podemos comentar sobre a exigência absurda (suspensa apenas ano passado!) de extintores  em automóveis, que gerava um gasto totalmente desnecessário ao consumidor final, indo na contramão de países como Estados Unidos, Japão e Alemanha, que não exigem extintor.
              
    Podemos falar também sobre a obrigatoriedade de airbags frontais e ABS nos carros comercializados aqui, desde 2014 em vigor. Enquanto isso, airbags frontais são obrigatórios nos Estados Unidos desde 1989! Mas aí também já é covardia, pois os carros comercializados hoje lá, são obrigados a vir com controle de tração e estabilidade e airbags laterais e de cortina. E mais, daqui alguns anos virão também com frenagem de emergência autônoma.

            Enfim, é claro que o país vai se recuperar e eventualmente voltaremos a crescer, mas quantos anos essa crise não vai nos custar? Só para recuperar a queda do PIB em 2015 e 2016 (projetado 4% de queda novamente), analistas estimam de 4 a 6 anos. Ou seja, 4 a 6 anos para voltarmos no nível de 2014!! E isso sem contar perdas como as comentadas no início do post, de trabalhadores e empresários que agregam ao país, que geram valor, pagam impostos, consomem.
            Esse é o preço que pagamos por sermos um país cuja economia se baseia quase 100% em commodities e por termos uma mentalidade imediatista, pois, durante o ciclo de alta dos preços, quando o Brasil deveria estar poupando e/ou investindo em setores que geram maior valor agregado, foi feito exatamente o contrário, o país passou a gastar como nunca - e muito mal, e estamos pagando a conta hoje.

10 comentários:

  1. A nós que ficamos no Brasil só resta de alguma forma tentar lucrar com a crise.

    Vou te adicionar ao blogroll, peço que se possível faça o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te adicionei Seu Madruga!

      E é isso aí, temos que tentar tirar o máximo de proveito dessa crise.

      Excluir
  2. Matéria interessantíssima. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Chega a doer o coração, mas é o que o madruga disse, resta buscar lucrar de algum modo. Segundo Adam Smith este é o remédio para crises.
    Esse custo de oportunidade para a vida que você citou é o que catapulta as pessoas pra fora desde o império.
    A crise está tão aguda que finalmente surgem vozes que se opõe à hegemonia da esquerda após décadas. Vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato CF, pelo menos temos essa esperança...e não apenas aqui no Brasil, mas esse é um movimento que está crescendo na América Latina toda, já temos Brasil, Peru, Argentina, e não deve demorar muito, a Venezuela deve expulsar a esquerda sanguessuga também.

      Excluir
    2. na Venezuela o maior opositor é esquerdista tb e pra piorar se diz aliado de lula e contra o golpe


      INTERNACIONAL
      Capriles, opositor de Maduro: “Não estou de acordo com o impeachment no Brasil”"

      Excluir
    3. Não sabia dessa dskol.

      Mas mesmo se entrar um outro esquerdista já seria muito melhor do que manter o mafioso que lá está hoje.

      Excluir
  4. O que importa é que o funcionalismo público vai bem. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos né...vemos diversos estados totalmente quebrados, como RS e RJ, que sequer conseguem pagar seus servidores.

      Excluir