terça-feira, 30 de outubro de 2018

FJTA4 - Mais um escândalo na bolsa brasileira?

Sete anos depois do famoso caso de manipulação das ações da Mundial, que ficou conhecido como a bolha do alicate, temos mais um movimento extremamente atípico na bolsa brasileira.

Naquele caso, as ações da empresa começaram a subir sem parar, após os executivos terem feito algumas fraudes contábeis e batido de porta em porta nas grandes corretoras vendendo a grande reestruturação que estava acontecendo.

Com a ação disparando todos os dias, logo as pessoas físicas entraram. Foi o que bastou para os executivos começarem a despejar suas ações no mercado, como manda o bom manual do pump and dump.

Existe inclusive, um grupo de investidores que perderam juntos, mais de 15 milhões de reais.

O que aconteceu com os executivos que ganharam rios de dinheiro no caso? Em 2016 foram condenados em primeira instância, a prisão, pena que foi substituída por multa de 2,3 milhões de reais. Com toda certeza, uma fração do que eles ganharam.

Mas nem isso chegaram a pagar, a ação ainda está tramitando em segunda instância, então eles continuam tranquilões, enquanto toda a grana roubada está rendendo juros pra pagar a tal da multa, se é que vai ter no final.

Não sei se aconteceu a mesma coisa com as ações da Taurus, mas os indícios são fortes: até sexta ela subia 500% no ano. Em 2 dias depois da eleição caiu 50%.

Custa a CVM vir a público dizer que vai abrir uma investigação pra apurar?

Traria muito mais segurança e confiabilidade pra esse mercado capenga e extremamente volátil que é a bolsa brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário