Fui atraído pelo bom track record do fundo na época (gestora fundada em 2013, entrei no fundo em 2017) e pelo ótimo currículo, tanto da equipe quanto dos fundadores.
Acontece que mais de 3 anos depois, fiz as contas do meu retorno acumulado no fundo e cheguei em 114% CDI líquido de taxas e impostos.
Achei extremamente baixo, 1) pelo custo do fundo (2% de taxa de adm a.a. + 20% de tx performance do que exceder o cdi), 2) conseguiria algo na RF que superaria isso com folga e 3) pelo risco corrido (você espera ser remunerado pelo risco adicional, senão era só deixar em algum CDB e esquecer a grana) e 4) a janela de tempo é suficientemente grande para que quedas pontuais tenham sido revertidas.
Mas o que me deixou mais decepcionado foi a visualização do retorno mês a mês. Basicamente o fundo vai bem quando o mercado brasileiro vai bem e vai mal quando o mercado br vai mal.
Peraí, eu não preciso deixar meu dinheiro preso (saídas são D+30) para os caras simplesmente investirem em Bovespa e Real.
Uma das razões para se investir em FI é diversificação e nesse caso está claro que não havia nenhum benefício pra mim (meu portfolio é 100% Brasil).
Infelizmente parece ser mais um daqueles casos onde os gestores fizeram sucesso por um tempo, mas que foi passageiro, o que é um indicativo fortíssimo de sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário