segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Produtos Bancários - CDB, CDI, LCI, LCA - o que são?

Aqui na blogosfera é muito difícil achar alguém que nunca ouviu falar nesses produtos. Com certeza todos já até investiram neles.

Mas vocês sabem o que são cada um deles?

Todos eles são instrumentos de captação dos bancos, ou seja, é através deles que os bancos obtém grana pra emprestar pra empresas ou pra outras pessoas.

Todos também têm proteção garantida do FGC (órgão criado pelos bancos pra dar mais segurança e credibilidade ao setor. Garante até R$250 mil do investidor se o banco for a falência).

O que os difere são os propósitos de aplicação.

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário, então quem investe nela está investindo por tabela no...mercado imobiliário, claro. Então o banco capta sua grana e empresta pra alguém que está financiando o apartamento em 30 anos. Então a LCI tem a garantia do banco emissor, depois tem a garantia do FGC e por último ainda tem a garantia do empréstimo para o qual ele serviu de lastro.

LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio, e possui exatamente o mesmo princípio da LCI.

Por que ambos são isentos de IR? Porque seguindo a política econômica instituída mais recentemente pelo BNDES na gestão do PT, temos que privilegiar alguns setores em detrimento de outros, então tanto o setor imobiliário (que já possui um instrumento de captação, que é a poupança) quanto o agronegócio são beneficiados com seus participantes podendo pegar empréstimos a taxas muito mais baixas do que empresas de setores não escolhidos pelo governo.

CDB e CDI o banco pode investir da forma que achar melhor, nenhum deles possui destinação específica.

E agora com certeza você está se perguntando, "mas calma aí, CDI não é aquilo que remunera o CDB, a LCI e a LCA? Como eu posso investir nisso então?" Aí que tá, você não pode!

CDI significa Certificado de Depósito Interfinanceiro (não, a última palavra não é Interbancário como você sempre imaginou). Como o próprio nome diz, só pode ser emitido por e para instituições financeiras. É como se fosse um CDB onde os bancos aplicam.

O CDI da forma que estamos acostumados a ver (atualmente em 13,66%) nada mais é do que a média das taxas cobradas entre as instituições financeiras nesse produto.

Por isso os bancos grandes querem captar o quanto puderem, pensa só, eles captam nas agências CDBs a 80% do CDI, pegam essa grana, juntam num bolo com mais 200 CDBs desses e aplicam em outro banco qualquer a 100% do CDI.


Melhor negócio do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário