segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Vantagens de aplicar no Tesouro Direto

Vou na contramão do que disse nosso amigo Bons Dividendos nesse post e vou elencar algumas das vantagens de se investir no Tesouro Direto.

Primeira vantagem: você consegue travar um rendimento real de cerca de 4,5% a.a., através das NTNBs. Lembrando que isso é baseado nas taxas atuais, de 6% a.a., isso já chegou a bater mais de 7,7%.

Segunda vantagem: entendo que os 6% que conseguimos hoje, muitas empresas pagam em debêntures incentivadas, que não pagam IR, porém, o que está em jogo no Tesouro Direto é o risco soberano, o risco do nosso país. Se o nosso país não tiver dinheiro pra pagar os investidores, o que ele faz? Imprime mais dinheiro, simples.
Ah, mas se ele imprimir isso vai gerar inflação. Concordo, e é por isso que a NTNB é um título IPCA +. Se a inflação disparar, se ficar estável, se houver deflação...não importa, você sempre vai ter rendimento real.

Terceira vantagem: prazos extremamente dilatados. Num país sem a menor segurança jurídica, com uma poupança interna fraquíssima e juros muito altos, nenhuma empresa é capaz de fazer nenhuma emissão de dívida que seja superior a 10 anos. Hoje são negociadas NTNBs com 3x esse prazo, com vencimento em 2050.


Quarta vantagem: títulos com cupons semestrais. Nenhum dos investimentos mais seguros (CDB, LCI e LCA) oferece opção de pagamentos semestrais. Pra ter isso, você vai ter que arriscar mais, indo para uma debênture de alguma empresa, assumindo assim o risco dela e de seu setor.

Quinta vantagem: baixíssimos valores para entrar. Com 30 reais você já consegue comprar um título e isso é ótimo para incentivar o pequeno investidor a poupar também.

Sexta vantagem: especulação. No começo desse ano eu comprei uma NTNB que estava pagando IPCA + 7,8%. Em 8 meses ela se valorizou mais de 40%.
Da mesma forma, comprei uma LCA de 3 anos, me pagando 16,25% a.a. Se eu fizesse a marcação a mercado (ver quanto vale hoje) desse título, com certeza sua valorização também estaria muito próxima dos 40% da NTNB, porém, é proibido os bancos fazerem MtM de captações para as pessoas físicas, então vou ter que levar isso ao vencimento da mesma forma.


É claro, vale sempre lembrar que a grande maioria das vantagens se refere às NTNBs, os outros títulos disponíveis (LTN, LFT e NTNF) realmente possuem similares com muito mais vantagens e não vejo muito sentido em aplicar neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário