domingo, 15 de janeiro de 2017

Top10 - Melhores Filmes do Mercado Financeiro e Negócios

Aqui estão os que eu considero os 10 melhores filmes de finanças/business, com um bônus de 2 filmes ao final:

1) A Grande Aposta





Disparado o melhor filme da lista, conta em detalhes o que aconteceu durante a crise de 2008 e como um grupo de pessoas acabou ganhando muito dinheiro com ela ao não se deixar levar pelo otimismo do mercado, ter pensamento crítico e analisar os dados disponíveis sem nenhum viés.

      2) Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme




Continuação do Wall Street original, que também está na lista, considero essa sequência muito melhor, até por ser mais atual e retratar o que vivemos hoje.

3)   O Lobo de Wall Street



Além das histórias sensacionais de uma vida dos sonhos, no filme fala-se bastante sobre conceitos financeiros, mas principalmente, sobre como fazer vendas, uma qualidade que todos deveriam ter.
Apesar de abusar muito de cenas fortes e de baixarias, ainda o considero um dos melhores filmes do gênero. 
Fez tanto sucesso no Brasil que em 2015 o Jordan Belfort veio pra cá cobrando 2 pau na palestra.

4)   Wall Street - Poder e Cobiça





Conta a história de um novato na Bolsa que consegue trabalhar diretamente para seu ídolo, mas ele acaba descobrindo a parte suja do Mercado.

5)   Boiler Room





Trata-se de uma corretora que recruta jovens gananciosos e loucos pra ganhar dinheiro pra vender ações para pessoas comuns. O filme foi baseado na vida do Jordan Belfort. Sim, o Lobo de Wall Street, mas tem muito menos baixarias.

6)   Margin Call





Último filme que eu cito da crise de 2008, prometo kkk. Esse é legal porque fala bastante dos bastidores dessa crise, mas é um filme bem paradão, então se curte algo mais dinâmico, pode ir direto pro próximo.

7)   Enron: The Smartest Guys in the Room





Conta toda a história do maior escândalo corporativo da história dos Estados Unidos, quando uma empresa que bateu um valor de mercado de 65 bilhões de dólares foi a falência. Foi feito no estilo de um documentário.

8)   Thank you for Smoking





Retrata um cara cujo emprego é um dos mais complicados do mundo: ser lobista da indústria do tabaco. Fala bastante sobre técnicas de negociação e persuasão.

9)   À Procura da Felicidade





Conta a história de Chris Gardner, que foi de morador de rua a uma fortuna estimada hoje em 600 milhões de dólares.
É uma história de persistência, que faz você parar e refletir sobre todas as desculpas que tem dado pra não começar aquele projeto novo e ver o que são problemas reais.

10)   A Rede Social






É um filme bem clichê porque todos já devem (pelo menos deveriam) saber sobre a história do Facebook. Enfim, está no meu top10 por retratar a diferença de mentalidade, principalmente em relação às universidades de Brasil x Estados Unidos.

      BÔNUS

Inside Job e Too Big to Fail. Não estão na lista de cima simplesmente por serem mais do mesmo, por também tratarem da Crise de 2008. Porém, são 2 filmes muito bons e também podemos retirar vários ensinamentos deles.

Inclusive o Inside Job considero tão bom quanto A Grande Aposta, o problema é que foi feito no estilo documentário, então muitas coisas passadas acabam sendo mais rápidas...é um filme menos didático que os outros e mais para o público que gosta e entende o funcionamento dos mercados.

Um comentário:

  1. O lobo de Wall Street um bom filme garantida a diversão ao espectador. Esta historia é muito interessante, eu gosto muito deste tipo de roteiro, te mantém no suspense até o final. Matthew McConaughey esta impecável no filme, ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de Matthew McConaughey filmes deve-se a auas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. É uma produção espetacular, desfrutei muito. Acho que é um dos melhores filmes que fizeram. A historia está bem estruturada, o final é o melhor.

    ResponderExcluir